segunda-feira, 3 de junho de 2013

Visto *cintilante* e Appendix 8

Olá pessoas!

Esse post é para você que, como eu, é marinheiro de primeira viagem e nunca saiu do Brasil. Em especial, para nós que iremos para o UK como estudantes do CsF e, consequentemente, temos que tirar o visto de estudantes maravilhoso e phyno.

Em primeiro lugar, você deve ter um passaporte! Quando eu comecei essa história toda, foi uma das primeiras coisas que fiz, mais ou menos na mesma época em que fiz o IELTS. Afinal, temos que parcelar os gastos (que não são poucos), né? Para o tirar o passaporte é muito lindo e simples. Basta ir no site da Polícia Federal na opção passaporte, agendar e pagar. Me lembro que custou em torno de R$150,00. Se você mora no Rio, agende no Galeão, porque sempre tem mais opções de datas e o atendimento é muito rápido! Rapidinho você já pode pegar também. Se não me engano foram umas 2 semanas.

Apesar de ter sido extremamente rápido tirar meu visto, é uma coisa um pouco mais burocrática que as tantas que temos que fazer. Primeiramente, você só pode tirar seu visto de estudante se você já tiver recebido o seu CAS da sua Uni lá no UK e se faltar menos de 3 meses para o início do seu curso. Nesse documento haverá algumas informações que você usará para preencher o Appendix 8, que é um documento que você pega no site da UK Border Agency, o site que você deve aplicar para ter seu visto.

Antes de preencher o Appendix 8 você deve preencher on line tooooodo o testamento que tem lá no site e irá gerar seu VAF. Para mim essa foi a parte mais chata e demorada. Não tenho certeza se eu expliquei isso aqui ou no grupo do pessoal desse edital, mas vou deixar a dica aqui de qualquer forma: na hora de preencher do documento no site, nenhuma informação praticamente fica em branco. Só que eu não sou registrada com o nome do meu pai, apenas com o da minha mãe. E foi um super perrengue na hora, porque eu estava com pressa e precisava fazer aquilo logo, já que estava tudo muito em cima da viagem, por conta dessa história de PSE e tudo mais, além de simplesmente esta informação não estar facilmente disponível no site da UKBA. Bem, depois de algum tempo pesquisando, o Davi achou para mim a informação de como proceder na internet e deu certo (afinal, eu já tenho o visto!). É necessário colocar "Not Known" em todos os campos e na data de nascimento 01/01/1900. Lembrando que você pode ir e voltar nas páginas e ir salvando até preencher tudo.

Quando acaba essa parte, você chega na parte do pagamento, que eu fiz com cartão de crédito (internacional e com limite suficiente para o pagamento). Com o pagamento, é gerado um documento com todas aquelas informações preenchidas, o VAF, que você deve imprimir e assinar para levar no dia da entrega dos docs. Além disso, com o pagamento, você consegue agendar a data de entrega dos docs na WorldBridge. Acreditem se quiser, mas eu consegui para o dia seguinte. Tudo bem que os alunos  CsF tem preferência (você vê a opção CsF na hora de agendar), mas não imaginei que fosse tão rápido. Como eu moro no Rio, marquei para o dia seguinte mesmo! Lembrando que você só tira no Rio, em São Paulo e em Brasília e que apenas no Rio você tem a opção de ir pessoalmente buscar o visto! Nos outros locais você deve se informar se precisa levar o dinheiro ou cartão para pagar o Sedex de entrega.

Os documentos que devem ser levados no dia, originais e com cópia de todos eles, são:
1. CAS
2. Carta de benefícios do CNPq
3. Certificado do Exame de Proficiência
4. Appendix 8 preenchido
5. VAF (aquele que foi gerado com o pagamento)
6. Histórico escolar original e traduzido (os mesmos da inscrição!)
7. Passaporte dentro do prazo de validade
8. 2 fotos no padrão que tem no site (ou você paga R$15,00 e faz na hora que levar os docs)

Então veio a celeuma do Appendix 8. Então, na realidade não foi tanta celeuma assim. Vou falar aqui as partes que devem ser preenchidas pelo número delas e você vai se guiando aí, ok? Porque minhas habilidades não permitiram editar o PDF para anexar aqui no post. Hahahaha. Ah, não tem erro, é só ler o seu CAS, porque tem tudo lá que você vai precisar!

Part 1:
1.1. Seu(s) nome(s)
1.2. Seu(s) sobrenomes(s)

Part 2: Pula porque você já e grandinho.

Part 3: Pegue seu CAS mara!
3.1. Nome da sua Uni lá no UK
3.2. Tem esse número no seu CAS
3.3. Tem no seu CAS e no site da sua Uni

Part 4:
4.1. Se você vai direto para o curso de graduação, coloque o nome do curso que vai fazer; se vai para o PSE, coloque o título do curso do PSE. Ambos vêm no seu CAS e devem ser preenchidos de forma completa!
4.2. Vem no seu CAS. Deve ser algo como B1, ou B2, etc
4.3 As datas vem no seu CAS também! No caso do PSE, deve ser APENAS o período do curso que está no CAS!
4.4. De novo o endereço da Uni (se você for fazer o PSE em outro lugar, o endereço deve estar no CAS, mas não sei se isso aconteceu com alguém).
4.5. No

Part 5.
5.1. Marque.
5.2. Esse número vem no CAS também.
5.3. Studying
5.4. Primeiro quadradinho.
5.5. No
5.6. Terceiro quadradinho (vá para 5.10)
5.10. Awarding body: University of Cambrigde ESOL examination (no caso do IELTS); 
         Title of qualification: IETS academic
         Level f qualification: overall X.X
         Date of award: é aquela data lá embaixo, ao lado do Test report...
5.11: Original test certificate (vá para 5.14)
5.14: No

Part 6:
6.1: Esse valor é o valor do custo do curso que vem no seu CAS! No caso do PSE, é o valor do PSE!
6.2. No (vá para 6.4)
6.4. Marque
6.5. No
6.6. Outside de Inner London Boroughs (no meu caso, que vou para Dundee, na Escócia! Vá para 6.8, também no meu caso!)
6.8. Calcule o valor da bolsa, que no meu caso é de 870,00 Libras (420 + 450), e depois multiplique pelo tempo do curso, que no meu caso eram 3 meses (deve ser colocado apenas o tempo do PSE, no caso do pessoal do PSE). Vá para 6.12
6.12. No. (Vá para 6.14)
6.14. Yes; CNPq foundation
6.15. An original letter to confirm....
6.16. For course fees: valor exato do custo do curso que tem no CAS
        For maintenance: valor que o CNPq está te pagando por mês, sem incluir a acomodação, multiplicado pelo tempo do curso
6.17. No. (Vá para parte 7)

Part 7:
Points: CAS = 30
            Maintenance = 10
            Total = 40
            Documents provided: CAS, Academic transcripts, IELTS certificate
Assine e coloque a data.

PRONTO!

Agora é só ir bonito para a foto no dia da entrega dos documentos!

Então recapitulando: eu apliquei para o visto no dia 20/05, agendei para dia 21/05 a entrega dos docs, eu recebi um SMS da WorldBridge falando que meu visto já estava disponível para que eu pudesse buscá-lo dia 31/05!!! Hoje, segunda, dia 03/06 eu já estou com essa página linda e brilhante no meu passaporte! :) Se não tivesse tido feriado, já estaria com ele desde sexta passada!

Ou seja galera, apesar de a aplicação no site do VISA4UK ser meio grande, assim como preencher o Appendix 8, não tem mistério nem demora!

Detalhe: FALTAM 20 DIAS!

Abraços!


14 comentários:

  1. Olá, Rafaella. Também sou bolsista do CsF e, primeiramente, gostei bastante do blog! Foi o que mais conseguiu me ajudar, especialmente, quanto ao visto.

    Mas ainda fiquei com algumas dúvidas.

    Sou do PSE 3 e ficarei em Londres.
    Minha carta de benefícios cita bolsa mensal de £420 + £400 (adicional para cidade de alto custo), auxilio-instalacao (1320), seguro (1350) e auxilio-material (1000). Cita tambem auxilio-acomodacao e auxilio-deslocamento mas nao me informa os valores.

    No appendix 8, item 6.7 (similar ao 6.8 mas para Inside the Inner London Boroughs), devo colocar '£2460' (3 bolsas mensais de 820)? Ou devo colocar '£6130' (820*3 + 1320 + 1350 + 1000)?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Otávio!
      Obrigada pelo elogio!

      Então, eu desconsiderei todo o auxílio-instalação, seguro, material e deslocamento, bem como o que a gente tem para custear indiretamento o alojamente, pois ele pergunta no Appendix o quanto vc precisa ter por mês, e eu entendo que o restante do dinheiro que recebemos é para nos instalarmos, não para vivermos pelo período de estudos. Assim, multipliquei apenas o valor mensal da bolsa. No seu caso seria (420+450+400)x 3.
      Não sei se alguém fez diferente, mas essa foi minha interpretação e eu e minha colega que tb vai fazer PSE fizemos assim. :)
      E deu certo! hehe

      Por nada!

      Excluir
  2. Olá Rafaela,
    Primeiramente obrigado pelo post muito útil.

    Quanto a carta de benefícios original, você recebeu pelo correio ou é a que imprimimos no site do CNPq? Com o CAS, a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      por nada! Que bom que gostou!

      Sobre a carta, você pode imprimi-la no site do CNPq. Com o CAS a mesma coisa.

      Tenha esses documentos impressos com você, especialmente para viajar.

      Excluir
  3. Olá, rafaella
    muito obrigado pelo post!
    Eu sou de pernambuco e estou indo no dia 18 para o Rio, e pretendo voltar no mesmo dia. Queria saber quanto tempo levou o seu atendimento, pois eu agendei para as 13:40 e queria saber se daria tempo de eu ser atendido e voltar para o Galeão para um voo às 15:50 (o que está mais em conta kk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      eu fui atendida na hora marcada mesmo, se não me engano, uns 5-10 minutos antes. E demorou menos de 20 minutos tudo! :)

      Abraços!

      Excluir
  4. Rafaella...só pra confirmar...por eu ter sido aprovado para um PSE 3 meses....vou ter q ir em uma das 3 cidades q se pode tirar o visto e pagar 298 libras para tirar o visto (qual é o nome desse visto?) e após o curso de línguas eu vou ter q tirar outro visto?...q no caso seria o tier 4? e pagar outra taxa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      se vc for tirar o visto britânico vc precisa ir em uma das três cidades (Rio, São Paulo ou BsB) para fazê-lo e, não podendo ir buscar, pagar a taxa do correio (não sei quanto custa, pois no Rio eu pude ir buscar o meu);
      o visto é o Tier 4 (general);
      após o curso vc tirar outro visto (o primeiro vale alguns meses) para durar um ano ou um pouquinho mais que isso; Quem está pagando (pelo menos nesse edital) é o Science Without Borders em parceiria com as Universidades daqui (não sei ao certo de onde sai o dinheiro, se do SWB aqui no UK ou se das Unis mesmo). Eles tem uma página no facebook, vc pode curtir, e quem mantém contato conosco é a Sarah.

      Abraços.

      Excluir
  5. Muito obrigada Rafa! Seu post me ajudou muito! Sempre minha madrinha! =) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que graçinha, minha afilhada! :)
      Qualquer coisa estarei sempre aqui, Susu!

      Excluir
  6. Oi Rafaella, boa noite
    Ressucitando um pouco o post hehehe

    Eu estou trabalhando na documentação pra tirar o visto e estou com uma dúvida meio boba: o appendix 8 você preenche tudo digitalmente, imprime e leva ou é necessário imprimir, preencher a mão, assinar e levar ou algo assim?

    Valeu, muito ilustrativo o post e útil até falar que chega! =)

    ResponderExcluir