quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Medicina e o CsF - como lidar?

Olá pessoas!

Eu sempre gostei de escrever, mas nada como colocar em prática de novo algo que gostamos de fazer, não é mesmo? Escrever aqui está me fazendo lembrar o quanto eu gosto disso! Engraçado que essa experiência com o CsF, desde o dia em que resolvi me inscrever, tem me feito lembrar de muitas coisas boas que eu deixei ou venho deixando para escanteio.

Essa questão de sair um pouco (para não dizer muito) dos ares da Medicina tem me feito lembrar que eu sou capaz de muitas outras coisas que acabo deixando de lado por causa do curso. Isso é complicado, porque acaba gerando um conflito interno, mas por outro lado reforça aquilo que eu já sei, mas tenho dificuldade de colocar em prática: o mais importante e manter o equilíbrio. Eu sei, eu sei, às vezes acaba sendo dificil, mas a vida é assim mesmo (eu acho, né...).

Calma que eu não estou filosofando aqui só por causa do gosto por escrever! Hehe
Na realidade, esse post é pra falar um pouco sobre a decisão de fazer esse intercâmbio e o quanto isso pode acrescentar na minha vida/carreira e o quanto poderia "atrapalhar" ou me atrasar, como alguns costumam perguntar, em particular o pessoal que faz medicina também. Isso porque, além do fato de nos afastar da faculdade por um ano, existe também a questão que o pessoal da Medicina, pelo menos até o atual edital, não pode cursar medicina propriamente no UK. Além disso, existem várias coisas mais pessoais também. Então alguns pontos precisaram ser considerados, certo?
  • Muitos falam sobre a dificuldade de lidar com a distância da família, dos amigos, do namorado e dos bichanos (#chateada). É gente, eu amo minha mãe e meu irmão e sei que eles me amam e continuarão me amando enquanto eu estiver lá! Saudade dói, aperta e passa. Meus amigos, amigos meeeesmo, estarão me aguardando saudadosos e felizes pela minha experiência. Falo isso pelos que tenho em Brasília e vejo muito pouco, mas que quando nos encontramos, parece que não ficamos um dia sequer sem nos ver! São poucos sim, mas sei que são de fato importantes. Os que não se encaixarem nisso, aí eu já não sei se são amigos mesmo. O namorado lindo estará no mesmo país que eu, a apenas duas horas de trem, por 26 libras! Eba!!! <3 Já os gatinhos... aí eu já não sei, gente. Por isso eu posso dizer que estou chateada! :(
  • Em relação ao afastamento eu não pensei duas vezes na hora de decidir me inscrever. O que é um ano a mais ou um ano a menos para quem tem a vida inteira pela frente? Aliás, eu tenho mais do que certeza que esse um ano a mais para me formar vai me trazer uma experiência que eu não sei se vários anos aqui no Brasil me dariam. Nada como morar em outro País, sozinha e aprender a vida e da vida!
  • O grande lance que eu acho bem chato é o fato de que quem vai para o UK não poder ir como aluno de medicina mesmo. Nós vamos matriculados em algum outro curso da área de saúde/ciências biológicas, entramos em ano mais ou menos compatível com o que já vimos aqui, puxamos algumas matérias e é isso. Vida que segue. Isso eu realmente acho que deveria mudar, pois faria muita diferença no currículo ter feito x ou y matérias na Uni tal do país tal. Sem falar que elimina completamente a remota possibilidade de "cortar" qualquer disciplina do currículo. Bom, isso é apenas uma questão burocrática e diplomática que envolve questões relacionadas ao nosso visto e às diferenças entre nossos currículos. E sinceramente, eu entendo. Se um aluno é transferido entre duas unis de med no Brasil ele já tem problemas com compatibilidade de currículo, imagina países diferentes. Além disso, no Brasil nós temos contato com o paciente e uma certa autonomia que não ocorre em muitos países tão cedo quanto aqui. Essa foi uma questão que pesou bastante na hora de decidir.
  • Alguns outros países permitem que façamos matérias clínicas e cirúrgicas e outros permitem que entremos como estudantes de medicina, mas apenas com matérias do ciclo básico. Por exemplo, no primeiro caso, parece que a Hungria, a Holanda e a Itália permitem, mas você tem que dominar o idioma local (pena que larguei as aulas de Húngaro... sóquenão); já em relação ao segundo exemplo, parece que nos EUA pode ser assim, mas não sei ao certo como funciona, porque eu não tinha o menor interesse em estudar lá. Resumindo, escolher o país pode influenciar seu destino como estudante de medicina nesse ano fora, mas aí cada um tem que ver o que vale mais a pena. Eu pelo menos acho que se eu vou morar fora, que seja em um dos Países que eu sempre quis morar!
  • Um detalhe: nesse edital a minha Uni, a U. of Dundee, abriu Medicine como opção, só que depois acabou realocando o pessoal que escolheu Med-Dundee para outro curso. Na época eu já tinha escolhido Neuroscience e feito meu PS baseado nessa escolha e não quis mudar. Mas veja bem, quem sabe eu não consiga pegar algumas matérias de med, já que a brecha foi dada? :) Além disso, se isso aconteceu agora, talvez no próximos editais algo mude. Na UERJ, eu, meu namorado e meus amigos que se inscreveram nesse edital fizemos pressão, carta e tudo mais para pedir para o CNPq ver isso com o UK. Se mais gente fizer isso, quem sabe num dá certo?
  • Outra questão que seeeeempre rola nas conversas sobre o CsF é algo do tipo "ahhh, mas eu tenho medo de perder o ritmo, já aprendi tanta coisa, vou parar para estudar outras coisas agora?". Oh céus, oh vida cruel. Haha. Minha primeira consideração é: que ritmo? Eu não estou indo passear na Europa, estou indo estudar lá, o que acho mais desafiador inclusive, visto ser em outro idioma, outra cultura, outro estilo de ensino e de avaliação, enfim, outro tudo. Se bah vou estudar mais lá do que estudei nos últimos anos aqui. Ah, tudo bem, a pessoas querem dizer "perder o ritmo da clínica, do raciocínio médico". Ok, concordo em parte, mas quando decidi mesmo, eu escolhi estudar algo que fosse agregar, não diminuir nem romper o que conquistei de conhecimento até agora. Assim, acredito que voltarei maior e melhor do que sou, como estudante, como futura médica e como pessoa.
Além desses pontos todos houve um agravante: quando eu fiz meu  IELTS, em dezembro do ano passado, eu acabei ficando com um nota que me pertia ir pelo CsF apenas se eu fizesse o PSE de 3 meses (depois eu posto falando só sobre o PSE!). No início eu fiquei muito triste e pensei em desistir, mas surgiu a luz no fim do túnel e eu corri atrás disso:
  • Eu não sei como funcionam as outras faculdades de medicina, mas na minha, quando chegamos ao quarto ano (meu atual ano) nossa turma se divide em Clínica médica 3, que é uma matéria com vários rodízios pequenos dentro dentro dela, mas é uma disciplina só, com sua avaliação englobando o que foi visto nesses rodízios ao longo do semestre. A outra metade fica em Especialidades, que são, cada uma, uma disciplina e no semestre seguinte as turmas invertem. Assim, quando acaba uma especialidade vem outra, depois outra... não fazemos mais de uma matéria por vez, sendo o tempo integral para a especialidade do momento. Então eu consegui começar por Especialidades, porque, depois de conversar com muitos alunos e profs, eu vi que fazendo isso, se eu tivesse que ir antes do fim do semestre, eu não perderia o semestre, só uma ou duas especialidades! :) Existia a possibilidade de ter que ir no início de junho, mas Dundee é tão perfeita que o PSE só começa dia 23/06 e eu só vou perder uma especialidade, que é Pneumo. Assim, minhas opções são fazer essa disciplina logo que eu voltar, junto com CM3, já que a carga horária permite, ou fazer antes do meu internato começar, o que vai atrasá-lo em um mês. Mas isso eu decido depois! Detalhe: se não tivesse tido greve ano passado, nem teria atrasado nada... para o pessoal da UERJ que ainda vai pelo CsF, talvez nem precise se preocupar com isso! 

Bem, foi tudo isso que eu pesei e minha escolha foi ir adiante e aproveitar tudo de bom que eu puder nos meus estudos enquanto estiver lá. Tenho feito alguns planos extra-curriculares para tentar suprir esse lado medicina de ser, mas quando eu chegar lá e ver se dá verto, conto para vocês! :)

Abraços!

7 comentários:

  1. Oi, Rafaella!
    Também vou estudar Neuroscience na Escócia! Vou pra St. Andrews em setembro :)

    Concordo com você: acho que essa é uma experiência única que vai agregar MUITO pra gente. Não entendo esse povo que fica com medo de "se atrasar". Fala sério, gente! Já demoramos seis anos pra nos formarmos, mais a residência! Que diferença faz um ano?

    Parabéns pelo blog! É super informativo. Tenho certeza de que vai ajudar muita gente que está começando agora nessa nossa luta!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Ai que legal! Eu amei St Andrews e ia colocar como umas das minhas 3 opções. Porém, eles não ofereceram PSE =(

    Tinha trocado e-mail com St Andrews e eles foram super fofos e me falaram para tentar no próximo edital depois de fazer outro IELTS. Mas esse momento que escolhi foi bem legal para mim e preferi não postergar.

    Fiquei meio chateada na época, mas coloquei Abeerden no lugar de St. Andrews.

    Vc faz med aonde?

    Brigada pelos elogios! :)
    Boa sorte em St Andrews!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafaella!
    Também vou p Dundee, mas só no início de setembro. Escolhi fazer Medicina lá, depois eles falaram q n podia e ti ve q escolher outro curso, mas no fim, minha firm acceptance veio para fazer 1 ano do curso de medicina,mesmo. Devemos nos eencontrar por lá. Ainda estou esperando minha CAS, quanto tempo eles demoraram p enviar a sua? Qual alojamento você escolheu? Ah, na minha carta de benefícios dizia q eu receberia a bolsa de 870 libras, mas recebi a de 420, n entendi, mas já estou resolvendo. Como foi c o seu processo? O cnpq está pagando alojamento e alimentação ou você recebeu a bolsa integral? Estou com muitas dúvidas, heheheh

    Desde já, agradeço
    Carina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina!
      Primeiro, pq vc nãO está no grupo de quem vai para Dundee? Fala cmg por in box no face (Rafaella Monterlei) que eu te adiciono. ;)
      Que bom que deu certo para vc! Bom, meu CAS chegou dia 20/05, ou seja, mais de um mês após o resultado do CNPq. Confesso que achei demorado pelo fato de eu ter que estar lá dia 24/6, mas enfim.
      Como eles já estão entrando em contato com vcs, acho que deve sair logo, logo o seu. =)
      Vamos nos encontrar sim! O pessoal é super legal! Se entrosa la no grupo!!
      Sobre suas dúvidas:
      -todo mundo que faz parte do que eles consideram sem ser Londres (que o UK considera) recebe: a bolsa de 420 libras (que todos recebem) + 450 referente ao alojamento (PORÉM, o alojamento é pago pelo CNPq diretamente para a universidade, a gente nem vê esse dinheiro, mas é considerado um benefício, por isso está na sua carta, já que eles estão pagando para morarmos lá enquanto estudamos). Ou seja, depois desse auxílio inicial, receberemos no nosso cartão apenas 420 libras mensais.
      -o meu processo está sendo desse jeito que expliquei aí em cima. Apenas quem recebe mais do que isso são os que tem o adicional de auto custo por morar em Londres.

      Abraços!

      Excluir
  4. Oi, Rafaella

    Então, estou com algumas duvidas a respeito do CsF UK. Vou tentar nesse edital que esta em aberto pra 2014, mas ainda não consegui entender direito como funciona para nos, acadêmicos de medicina. O que estudaremos la? Tipo, além das pesquisas, tem aulas especificas de medicina( ex: fisiologia, essas coisas...)? Não entendi muito bem a parte que você comentou sobre isso. Quer dizer que no Reino Unido nos não podemos optar por medicina?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!

      Até o edital anterior ao meu, ninguém podia escolher o curso de medicina no Uk, apenas outros cursos da área da saúde/ciências biológicas.
      NO atual edital, a U. of Dundee (a minha!) abriu inicialmente a opção de escolher Medicine, sem ninguém saber ao certo as matérias (isso vc só sabe mais perto de ir mesmo, falando com seu tutor da uni no UK). A galera que escolheu Medicine em Dundee foi realocada para outro curso posteriormente. Eu não sabia muito bem como isso tinha ficado, pois eu escolhi o curso de Neuroscience, mas depois da sua pergunta, perguntei a um colega que está nessa situação da Medicine em Dundee e ele me explicou da seguinte forma:

      Eles foram realocados para este curso: https://medicine.dundee.ac.uk/course/applied-orthopaedic-technology

      Segundo as palavras do colega:
      "Nossas aulas serão desde o inicio todas no Hospital Ninewells, que é onde o pessoal que fez neurosciences está fazendo o projeto agora.
      Nossas aulas estão sendo organizadas pelo setor de orto e trauma de lá, por médicos e serão dadas por médicos também. Já troquei alguns e-mails com o Chefe do setor de orto de lá, parece que teremos sim exposição à clinica e a procedimentos cirurgicos (provável que em moldes, né?), segundo ele.
      E realmente, naquela carta de aceite está, medicine, year 1."

      (pois eu havia perguntado como estava na carta de aceite, já que a Carina comentou aí em cima algo sobre isso).

      Isso foi uma grande novidade e talvez no edital de 2014 haja mais novidades. Ou não. Só o tempo mesmo para saber. ;)

      Espero que tenha ajudado de alguma forma.!
      Abraço!

      Excluir
    2. Ah sim. Mas então, por exemplo, se eu colocar pra medicine e nas opções das universidades eu colocar três que não aceitam medicine, mesmo assim não vai ter problema que depois eles trocam minha opção? Como eu descubro se a universidade que eu quero aceita estudantes para medicine?

      Excluir